Menu
Podcasts

 Clique e ouça a rádio.Banner na horizontal da rádio adevirpi. O banner apresenta imagens separadas em três partes. Á esquerda, sobre botões de mesa de som, os dizeres, rádio adevirpi, uma visão educativa. Ao centro, a tela e teclado de computador, mesa de som e sobre a imagem. Á direita, em fundo branco, a logomarca da adevirpi.

Terapeuta Ocupacional cria Identificador de Notas para deficientes visuais em impressora 3D
18/02/2022 16:57 em Acessibilidade

O objeto é considerado uma Tecnologia Assistiva e possibilita a pessoa com deficiência visual identificar o valor da nota sem a necessidade de aplicativos ou dispositivos eletrônicos

 

 Amanda segura o identificador de notas e posa para foto. (foto: Priscilla Figueiredo/ Rádio Adevirp)

Uma Terapeuta ocupacional (T.O), de Ribeirão Preto, e residente na Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região), desenvolveu o projeto de um identificador de notas de dinheiro para pessoas com deficiência visual, feito em impressora 3D. O objeto possibilita a identificação de notas do plano Real sem a necessidade de aplicativos ou dispositivos eletrônicos.

De acordo com Amanda de Fátima Barbosa, de 24 anos, a ideia surgiu durante o atendimento de uma paciente, já idosa, no Serviço de Atenção Primária à Saúde, que estava em processo de perda da visão e já não conseguia mais identificar os diferentes valores das notas, impossibilitando sua autonomia na hora de pagar coisas simples, como as compras no mercado.

“Discutimos sobre a possibilidade de usar um aplicativo no celular para essa finalidade [identificar o dinheiro], mas por ser idosa, havia falta de afinidade no uso do celular. Assim, veio a ideia de criar uma Tecnologia Assistiva que fosse mais compacta e leve para auxiliá-la durante as atividades dentro e fora de casa”, diz Amanda.

Processo de criação

A profissional, que atualmente realiza pós-graduação no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), conta que não demorou muito para desenvolver e aprimorar a peça. Em dois dias o objeto estava pronto. “Estava empolgada no dia”, acrescenta a jovem.

Segundo o professor de Tecnologia Assistiva da Adevirp, que também tem deficiência visual, Guilherme Sandrim, essa iniciativa é fundamental para promover a autonomia da pessoa com deficiência visual além de auxiliar àqueles que não têm destreza com a tecnologia ou ainda não tem acesso à Internet.

“Muitas vezes estou em um lugar que não tem Internet, então eu posso levar esse identificador, que é compacto e leve, para me auxiliar na identificação do dinheiro”, completa o professor.  Guilherme ainda ressalta que mesmo sendo um protótipo, o objeto já é muito eficaz no dia a dia.

Amanda ainda explica que o objeto é um protótipo e que precisa de mais alguns passos além do que já foi desenvolvido, mas que está otimista com os resultados apresentados em aula, e pretende expandir a criação para outros municípios.

“Bom, espero ajudar e auxiliar os deficientes visuais com essa criação, propiciando maior independência no dia a dia”, conclui.

Como funciona

O Identificador de Notas é retangular, pesa por volta de 30 gramas, seu tamanho é de 16 centímetros por oito centímetros. Por dentro há seis relevos, como se fossem pequenos degraus, para o encaixe das seis notas do nosso sistema monetário.

A ordem de identificação vai do menor valor para o maior. Então o primeiro encaixe corresponde a nota de dois reais, o segundo a nota de cinco e assim sucessivamente. É só a pessoa colocar o dinheiro dentro e com o tato ela vai sentir em qual desses encaixes a nota se adequou e assim saber o valor correspondente correto.

 

 (texto por  Priscilla Figueiredo)

 

(fotos: Priscilla Figueiredo/ Rádio Adevirp)

 #pracegover #pratodosverem

Carrossel com quatro fotografias coloridas, mostra a terapeuta ocupacional mostrando o identificador de notas para dois educandos da Adevirp e depois ela segurando o objeto. 

Nas duas primeiras fotos, Amanda está sentada e mostra o identificador de notas, através do tato, para um educando e depois para uma educanda. Na terceira, ela aparece da cintura para cima e segura o objeto, que é vermelho, em frente ao seu corpo. Ela sorri. E por último, em plano fechado, só aparecem as mãos de Amanda que seguram o objeto.

COMENTÁRIOS